Foto: Reprodução.
Chegou ao fim, no dia 28 de setembro, a exposição "Beth
Carvalho — A madrinha do samba", inaugurada em março deste ano no Centro
Cultural João Nogueira, o Imperator, que fica no Méier, zona norte do Rio. A
exposição celebrou os 49 anos de carreira da sambista. No dia da abertura ao
público, a mostra contou ainda com um show da cantora, que em breve deverá virar um dvd.
Com curadoria de Marcio Debellian e Miguel Jost, a exposição
faz parte da série "Permanências", que também já homenageou artistas
como Marina Lima, Martinho da Vila e Elizeth Cardoso.
Durante os meses em que ficou em cartaz, o público pôde
conferir, em três salões, a vida da cantora retratada em vídeos, declarações da
própria compositora e fotos inéditas. Uma das estruturas montadas em um
corredor de imagens e multimídia, deu ao visitante a possibilidade de
escolher e ouvir músicas de diversos discos e, assim, confirmar que a carreira
sólida e longínqua da sambista é resultado do grande talento da artista.
Beth é considerada a madrinha do samba por revelar grandes
nomes desse gênero, a exemplo de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto,
do grupo Fundo de Quintal e muitos outros. A exposição destacou os afilhados em
bonitas fotos suspensas contendo pequenas histórias da relação entre o
personagem retratado e a madrinha. Foi possível, ainda, ler um depoimento da
ilustre mangueirense confirmando o quanto é feliz por apadrinhar e dar espaço a
tantos artistas.
A paixão pela Estação Primeira fica evidenciada logo na
entrada de um dos salões, em que o nome Beth Carvalho é escrito em verde e
rosa, cores da escola. A nascente do samba foi representada com uma mesa de
madeira e alguns banquinhos dispostos em volta. Sob a mesa, trechos
conhecidos de algumas canções realçavam a presença de um cavaquinho e de um
pandeiro, instrumentos indispensáveis na obra da intérprete.
Com todos os elementos bem dispostos, a simplicidade deu o
tom da cenografia muito bem cuidada. Foi muito prazeroso fazer essa andança
pela carreira de Beth Carvalho.
Por Laila.
Por Laila.

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